• ES
  • POR
  • EN

Modalidades

APRESENTAÇÃO / POSTER

EXPERIÊNCIAS / EXPERIÊNCIAS CONCRETAS

OBRAS ARTISTICAS

Critérios de apresentação de artigos para o colóquio

  • O VII Colóquio, “visa dar continuidade ao debate a partir da multiplicidade de homens e masculinidades, com as contribuições das abordagens descoloniais e da interseccionalidade”, dando um lugar especial às vozes, realidades e experiências de adolescentes e jovens . A abordagem da interseccionalidade implica compreender os modos como as identidades, subjetividades e práticas se expressam no cotidiano de mulheres e homens específicos e diversos, nos quais categorias, como gênero, classe, intervêm de maneira cruzada e simultânea. , etnia, raça, idade e sexualidade em contextos que articulam diferentes formas de opressão, dominação e discriminação, mas também de subversão e resistência.
  • Ecoando os feminismos descoloniais da cor, esse modo de entender a construção das identidades de homens e mulheres, tenta problematizar as compartimentalizações analíticas com as quais masculinidades e feminilidades são usualmente analisadas, como se fossem fenômenos isolados de outras dinâmicas. sociale s; ou, em outras palavras, como se os sujeitos particulares não tivessem em suas práticas e concepções essa série de dinâmicas, como um todo, que estruturam e direcionam sua vida cotidiana. Pensar de maneira interseccional não deve ser apenas um esforço analítico individual, mas deve ser uma prática coletiva, se buscarmos entender a complexidade das relações que condicionam os homens concretos. Por esta razão, a organização do VII Colóquio propôs repensar a forma como o diálogo é gerado, a fim de promover uma abordagem a esse tipo de abordagem.
  • Este Colóquio procura incluir diferentes formas de conhecimento e aproximação às experiências de trabalho com homens e masculinidades. Desta forma, todas as obras são pessoas que querem participar serão organizadas em mesas temáticas para que possam convergir, em um só lugar, apresentações, sistematização de experiências e até trabalhos artísticos. As pessoas que desejam participar podem fazê-lo em torno de uma das três modalidades mencionadas nas seções a seguir.

Modalidade de trabalhos acadêmicos

Os trabalhos acadêmicos são o produto da reflexão de universidades, institutos ou centros de pesquisa. São considerados trabalhos formais que incluem uma abordagem científica ao fenômeno estudado. Consequentemente, são trabalhos que abordam a masculinidade e os homens em relação a questões como violência, paternidade, saúde masculina, homofobia, família e outros.

  1. Palestra
  • Consiste em uma apresentação oral de aproximadamente 20 minutos de duração aproximada. Para poder participar, a pessoa deve enviar um resumo de 200 palavras em espanhol ou português que contenha qualquer um dos seguintes formatos:
  • Reflexão teórica: Consiste em três partes, uma introdução sobre o assunto que expressa as diferentes teses centrais da discussão ou reflexão; um desenvolvimento que fornece argumentos, exemplos e evidências que suportam as teses centrais; e uma seção de conclusões que reafirma as lições aprendidas, necessidades e limitações encontradas.
  • Relatório de pesquisa: se recomienda seguir un formato estándar que contenga una introducción, planteamiento del problema de investigación (pertinencia y pequeño debate teórico), objetivos, método, resultados y conclusiones.
  • Se aceita, a pessoa pode trazer a apresentação do trabalho (PowerPoint) em um dispositivo USB no dia do evento.
  1. Poster
  • Consiste na criação de um cartaz que comunica informações relacionadas ao trabalho de pesquisa, revisão teórica ou prática profissional. O design e a ilustração formais ficam a critério de cada pessoa; no entanto, sugere-se um layout que permita que as mensagens de cartaz sejam claras para o público. Deve indicar claramente os seguintes componentes:
  • Título do trabalho, Autoria (e-mails, títulos acadêmicos e filiação institucional). Introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões. Referências bibliográficas.
  • Recomenda-se usar gráficos, tabelas, desenhos e fotografias como reforço visual para facilitar o conteúdo do trabalho. Para aceitar a proposta, um resumo deve ser enviado, em espanhol ou em português, das seções anteriores em um espaço máximo de 200 palavras. A citação ao estilo da APA é recomendada. Se a proposta foi aceita, o tamanho do cartaz deve ser de 120 cm de altura e 90 cm de largura. Deve ser apresentado em formato vertical e o conteúdo deve ser legível a uma distância de 2 metros de comprimento.
  • Tanto para o modo de apresentações quanto para pessoas do pôster, deve ser escrito no congresso para participar e apresentar o dia do evento.
  1. Modalidade experiencial / experiencial
  • Esse tipo de trabalho é narrativo relacionado a uma experiência concreta, metodologia, experiência ou testemunho, em tópicos de trabalho com homens e masculinidades, que devem ser expostos em um espaço de no máximo 20 minutos. Pode vir de diferentes setores de ativismo, comunidade, espaços governamentais, sociais, políticos, defensores dos direitos humanos, etc.
  • As pessoas que querem apresentar nesta modalidade devem enviar um resumo, em espanhol ou português, de cerca de 200 palavras.
  1. Modalidade artística

Consiste na apresentação de obras de arte plástica ou cênica em um espaço de 20 minutos para cada pessoa. O trabalho de plástico pode ser um desenho, pintura, escultura, fotografia ou similar. Como pode ser difícil transportar qualquer uma dessas obras de arte, os participantes podem optar por tirar fotos do trabalho e fazer uma apresentação (PowerPoint) dele ou trazê-lo para o dia do elemento físico. Quando o trabalho for apresentado, os participantes terão 20 minutos para comentar sobre o processo de criação e sua relação com os tópicos e eixos do colóquio (ver seções anteriores).

Para ser aprovada, a proposta deve enviar o seguinte:

Uma breve descrição das qualidades do trabalho (materiais de construção, técnicas e outros) e uma breve explicação de como se relaciona com o tema da masculinidade e dos homens.

No caso do trabalho de palco, você pode apresentar pequenas peças, ler poesia ou outro tipo de performance que dura entre um minuto e 20 minutos de apresentação. Pode haver várias pessoas que participam desta modalidade e um pequeno espaço pode ser dedicado no final (10 minutos) para expor o assunto tratado para fazer um breve comentário das pessoas que participaram da cena.

Como nas obras plásticas, um breve resumo deve ser apresentado sobre as qualidades do trabalho, na forma de uma sinopse, e uma breve explicação de como a encenação está relacionada com o tema das masculinidades, dos homens e de alguns deles. os eixos do colóquio.

  1. Workshop

Esta modalidade é exposta na quinta-feira 8 de agosto, post / colloquium. Eles consistem em um espaço de 2 a 4 horas, no qual elementos práticos, metodologias, técnicas, habilidades, etc. são fornecidos. O que pode ser útil no trabalho com homens e masculinidades.

Quando todas as propostas e modalidades forem enviadas, o Comitê Científico lerá os resumos e aceitará os trabalhos, cartazes, obras de arte e sistematização de experiências adaptadas às exigências do colóquio. As pessoas aceitas serão informadas por e-mail e serão informadas da mesa, dia e horário em que apresentarão seu trabalho.