• ES
  • POR
  • EN

Comitê Científico Nacional

Ana Cecilia Escalante Herrera

Membro da Comissão Científica do VII Colóquio Internacional de Masculinidades (San José, Costa Rica 4-9 de agosto de 2019). Sociólogo e Administrador Público. Professor Emerita da Escola de Sociologia da Universidade da Costa Rica. Especialista em Igualdade de Gênero, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Sustentável.

Mauricio Menjívar Ochoa

Membro do Comitê Científico do VII Colóquio Internacional de Estudos sobre Homens e Masculinidades (San José, Costa Rica, agosto de 2019) Doutor em História. Professor da Universidade da Costa Rica. Nessa Universidade, é professor, pesquisador e subdiretor da Escola de Estudos Gerais, além de professor e membro do Conselho Acadêmico da Pós-graduação em Estudos da Mulher, Gênero e Sexualidades. Atualmente, sua principal linha de pesquisa é a relação entre masculinidade, raça e classe no Caribe da Costa Rica no final do século XIX e início do século XX.

Pablo González Hernández

Membro da Comissão Científica do VII Colóquio Internacional de Masculinidades (San José, Costa Rica 4-9 de agosto de 2019) Psicólogo Clínico e Forense. Co-fundador e funcionário do Instituto WEM. Com experiência de trabalho e publicações sobre o tema dos agressores de violência doméstica e sexual agressores com enfoque na análise da masculinidade. Professora em vários mestrados do Sistema de Pós-Graduação da UNED sobre o tema da Violência e Avaliação da Irrigação e Previsão da Violência.

Esteban Navarro Díaz

Coordenador da Comissão Científica, é professor de psicologia clínica na Univerisidad de Costa Rica e faz parte do Instituto Wëm da Costa Rica.
Ele fez intervenções e pesquisas com grupos de homens sobre questões de apego, tristeza, relacionamentos e sexualidade.

Jose Manuel Salas

Ex-Diretor e Professor Emérito da Faculdade de Psicologia da Universidade da Costa Rica Ex-Diretor da Seção de Trabalho Comunitário Universitário da Universidade da Costa Rica, Membro Fundador e Ex-Diretor do Instituto Costarriquenho de Masculinidade. InstitutoM Instituto, Membro do Comitê Consultivo da Faculdade de Masculinidade Profissionais de Psicologia da Costa Rica, pesquisador de diversos temas relacionados à masculinidade, entre outros: violência intrafamiliar, assédio sexual trabalhista, exploração sexual comercial, que publicou em livros e revistas.

Andrés Castillo Vargas

Costarriquenho Doutor em Ciências Sociais e Comunicação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestre em Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia com especialização em Comunicação Científica pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestre em Estudo de Violência Social e Familiar na Universidade Estadual de Distância (UNED / Costa Rica). Graduado em Psicologia pela Universidade da Costa Rica.